Cuidados Paliativos ao domicílio

21 Maio 2015

Considerando que Câmara Municipal de Vinhais está sempre empenhada na saúde e bem-estar dos seus Munícipes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Dr. Américo Pereira assinou no passado dia 21 de maio, o Protocolo de criação de uma Unidade de Cuidados Paliativos Domiciliários da Terra Fria. O mesmo foi ainda assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Dr. António Marçôa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Hernâni Dias, pelo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Duarte Moreno.

Este protocolo vai de encontro às alterações demográficas registadas na última década na nossa região, em particular no que se refere ao envelhecimento populacional e ao aumento exponencial da população idosa, alargando assim os cuidados prestados em final de vida, tão necessários, à população de mais três municípios.

A Unidade de Cuidados Paliativos Domiciliários da Terra Fria permitirá o apoio, em casa, a doentes em fase terminal, sendo de extrema importância num território com reduzida densidade populacional, mas extenso geograficamente.