Uma Feira que é uma Festa

01 Fevereiro 2015

“É uma feira, é uma festa, é uma grande manifestação cultural, gastronómica e de turismo, que mexe não só com o concelho de Vinhais e com as suas gentes, mas também com toda a região norte do país”, as palavras são do presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, que assim descreve a Feira do Fumeiro de Vinhais, um certame que acontece há 35 anos.

Este ano decorre de 5 a 8 de fevereiro e, como sempre, apresenta um programa diversificado, arrojado, repleto de sugestões e atividades que respondem aos anseios dos mais exigentes. O Fumeiro é, obviamente, a atração principal e são 70 os expositores que ali vão vender os seus produtos, exibindo selos de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Denominação de Origem Protegida (DOP), que são a maior garantia da sua qualidade. Ao lado, o pavilhão gourmet, com uma grande diversidade de produtos também certificados, como o vinho, azeite, mel, compotas, queijos, carnes, entre outros, um espaço com 46 expositores. O pavilhão de artesanato abre-se também para empresas e instituições, sendo 80 os participantes com artesanato, produtos e serviços prestados neste território.

Numa área de mil metros quadrados as “Tasquinhas” são espaço privilegiado para experimentar e saborear o melhor da gastronomia regional transmontana, bem ao lado, o pavilhão dos espetáculos, onde também marcam presença 15 expositores, como produtos alimentares e bebidas, para as pequenas merendas e provas de degustações.

E porque a qualidade do Fumeiro de Vinhais tem na sua génese a qualidade da carne de porco de raça bísara, como habitualmente, decorre durante o certame o Concurso Nacional do Porco Bísaro, os melhores exemplares são classificados, como medida de incentivo e apoio aos criadores que têm vindo a aumentar o efetivo da raça. Este Concurso é complementado com um colóquio, onde se vai falar das “Oportunidades para a Raça Bísara no PDR 2020”.

Ainda neste campo dos seminários decorre um Fórum que tem como missão o acesso à informação e o esclarecimento, onde se vai fazer a “Apresentação das Ajudas Diretas no PDR 2020”.

Para o setor agrícola há ainda uma exposição de maquinaria com os utensílios e máquinas mais modernas que podem ajudar o agricultor na gestão das suas tarefas diárias.

A Praça de Touros de Vinhais, mais uma vez, vai ocupar um dos momentos centrais e talvez mais genuínos do programa de animação desta feira. Ali vão decorrer chegas de touros de raça mirandesa, demonstração equestre e arte a cavalo, iniciativas animadas com fado cantado ao vivo.

A animação musical é uma constante nos vários pontos do certame os grandes espetáculos acontecem na sexta-feira, dia 6, com o tradicional arraial, e no sábado, dia 7, com a atuação dos GNR e a banda os Ladoporto.

Também no Sábado o programa da RTP “Aqui Portugal” vai ser transmitido em direto da Feira do Fumeiro de Vinhais.

Qualidade, diversidade, animação e o saber receber da organização e dos expositores deste certame são garantidos, e são estes fatores que fazem desta feira as melhor Feira do Fumeiro do país.

Anualmente mais de 50 mil pessoas passam por estes dias por Vinhais, números que a organização acredita que vai mantar e, quiçá, superar.