Inauguração do Centro Social e Paroquial de Rebordelo

01 Setembro 2015

As instalações do Centro Social e Paroquial de Rebordelo foram oficialmente inauguradas no domingo, dia 30 de agosto, com a presença do Ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, Padre Paulo Pimparel, Diretor do Centro Distrital de Bragança da Segurança Social, Martinho Nascimento, Presidente da Junta de Freguesia de Rebordelo, Francisco Cunha, entre outras entidades.

As instalações do Centro Social e Paroquial de Rebordelo foram oficialmente inauguradas no domingo passado. A sua construção rondou uma quantia de 1,3 milhões de euros, financiados pelo antigo programa de financiamento comunitário, POPH – Programa Operacional Potencial Humano, num total de 608 mil Euros, complementados com um apoio da Câmara Municipal de Vinhais de 350 mil euros, suportando ainda, os custos inerentes ao projeto, procedimento, fiscalização da empreitada entre outros custos de administração ajuste direto.

Este Centro Social iniciou funções em maio de 2014 com algumas dificuldades por falta de acordos com a Segurança Social, preocupações partilhadas pelo Presidente da Câmara assim como pelo Presidente da Direção do Centro Social aos vários meios de comunicação social e governantes nacionais.

Neste dia, o presidente da Câmara transmitiu ao Sr. Ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social a sua preocupação com todos os idosos do interior transmontano solicitando uma majoração nas suas pensões e no número de acordos estabelecidos com as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social - de maneira a fazer face às condições diárias dos mesmos. O Presidente da Câmara encerrou o seu discurso sensibilizando o Sr. Ministro em todos os apoios sociais que a Câmara de Vinhais diariamente presta aos seus munícipes desde o apoio à construção dos equipamentos sociais, Projeto de Apoio Social nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia e Animação Social protocolado com as IPSS e Juntas de Freguesia do concelho, transporte de doentes oncológicos, oferta de vacinas PREVENAR a todas as crianças nascidas no concelho, reinserção social, transportes e manuais escolares entre outros. A implementação destas políticas sociais no concelho de Vinhais, nos últimos mandatos, teve um custo de 7 milhões de euros.

Registo Fotográfico