Seminário: 'Conhecer para Compreender, Empreender e Participar, Incluir' - Divulgação e Conhecimento das Comunidades Ciganas de Vinhais

2015/11/27

Decorreu durante o dia de ontem, 26 de novembro de 2015, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, o Seminário: “Conhecer para Compreender, Empreender e Participar, Incluir – Divulgação e Conhecimento das Comunidades Ciganas de Vinhais”, organizado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vinhais e RSI – Rendimento Social de Inserção com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, Segurança Social e Caixa de Crédito Agrícola.

A sessão de abertura ficou a cargo de Idalina Brito, representante do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança no NLI/CPCJ e Coordenadora do NLI do concelho de Vinhais, Luís Fernandes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Rui Correia, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, António Alberto Rodrigues, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, Lia Lousã, Diretora de Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, Fernanda Silva representante da diretora do IEFP e Isabel Baia, diretora do Centro de Saúde de Vinhais.

Idalina Brito defende que este seminário tem o objetivo de “abrir caminhos” para “ultrapassar preconceitos” e enfrentar a realidade existente. Acrescentando que este seminário surgiu da necessidade de refletir “sobre as nossas diferenças e semelhanças, aprendendo a viver na diversidade cultural” aplicando “formas poliédricas de agir, pensar e sentir, riquezas maiores enquanto seres coletivos”. A coordenadora do NLI do concelho de Vinhais referiu, na sessão de abertura, que no final do dia esperava que os participantes ficassem “mais sabedores, motivados, participantes e felizes, mais conscientes em tolerância, bondade e esperança” contribuindo para que haja um dia em que “mais não falaremos de ciganos e não ciganos, mas de pessoas, apenas e só, diferentes e iguais.”

O vice-presidente da CMV, Luís Fernandes defende que as comunidades ciganas vivem “perfeitamente integrada no concelho de Vinhais junto da população do concelho de Vinhais, em todas as vertentes.” A isto deve-se o trabalho da Câmara Municipal juntamente com outras instituições como a CPCJ, o NLI e as juntas de freguesia que conseguiram melhorar a qualidade de vida, principalmente em Penhas Juntas, onde a Câmara Municipal de Vinhais conseguiu com grande esforço, os “arruamentos, saneamentos, eletrificação, abastecimento de água e a manutenção da escola” o que lhe permite afirmar que estas instituições trabalham para que “todos se sintam bem integrados, porque só assim faz sentido viver em comunidade”.

Durante a manhã ouviram-se as apresentações de Francisco Monteiro, diretor Executivo da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, sobre a “Visão holística das comunidades ciganas: caminhos presentes para o futuro” e Carlos Nobre, Coordenador do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas que apresentou os “Recursos para a intervenção junto das comunidades ciganas” trazendo a sua experiência de campo para exemplificar esses conselhos. A manhã terminou com a intervenção de Maria das Dores Thedim que interpretou o poema “O Cigano”.

Durante a tarde houve uma mesa redonda com dois elementos das comunidades ciganas do concelho de Vinhais que contaram as suas histórias de vida, desde a infância, o casamento, o trabalho, até aos filhos, passando pelo que alteravam nas suas vidas e dando conselhos às gerações mais novas.

Otília Garcia, representante do NLI apresentou a caracterização da população cigana do concelho de Vinhais, Ana Claúdia Sousa mostrou a sua experiência no trabalho com crianças ciganas e não ciganas e por fim, o Padre Telmo Afonso contou a sua experiência enquanto pároco em comunidades ciganas.

O seminário acabou em grande animação com danças ciganas.

Registo Fotográfico