Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

2015/12/03

Realizou-se na passada quinta-feira, 3 de dezembro, uma Ação de Sensibilização Escolar a fim de comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A organização ficou a cargo da Câmara Municipal de Vinhais com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vinhais, Vinhais Solidária – Associação de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais e Laboratório Eng.º Jaime Filipe - CERTIC – Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD.
Esta sessão teve início às 12h00 com as intervenções do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vinhais, Rui Correia. Quando fez uso da palavra, Luís Fernandes referiu "a importância de assinalar este dia, não uma única vez no ano mas todos os dias, uma vez que o tema merece especial atenção de todos". Frisou ainda que "a Autarquia participa neste dia e tem dado e vai continuar a dar apoio para criar condições para que as barreiras sejam ultrapassadas.
Seguiu-se a apresentação do trabalho realizado diariamente pela Vinhais Solidária – Associação de Apoio ao Pessoas com Necessidades Especiais e João Martins do Laboratório Eng.º Jaime Filipe – CERTIC/UTAD apresentou o tema “Tecnologias de Apoio” e permitiu aos alunos testar várias tecnologias de apoio.
Enquanto estas apresentações decorriam na sala de aula, alguns alunos da Escola Secundária, o diretor do Agrupamento e o vice-presidente da CMV estiveram, em trabalho de campo, a identificar algumas barreiras no campus escolar.
Por volta das 13h00, na cantina da Escola Básica e Secundária de Vinhais, decorreu um “Almoço às Cegas” que possibilitou aos participantes sentirem as dificuldades de fazerem uma refeição sem recurso à visão.
Ao início da tarde realizaram-se jogos de sensibilização para a deficiência, abertos a toda a comunidade escolar, como percursos em cadeiras de rodas e canadianas, que tem por objetivo a inclusão social.
As comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terminaram com a pintura de um painel alusivo a este dia. Esta atividade foi organizada pelo grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Vinhais.

• imagem