Município de Vinhais apoia criadores de suínos no combate a doença de Aujeszky

2016/06/03
A doença de Ajeszky é infecto-contagiosa, causada por um vírus e tem sido um dos graves problemas sanitários a afetar o sector suínicola, não só a nível nacional como também a nível comunitário. Assim, é necessário o combate, controlo e erradicação deste problema. Entre as situações mais graves, destacam-se a elevada mortalidade dos leitões; Imunodepressão e atraso no crescimento dos porcos de engorda; perdas reprodutivas das porcas em gestação.A vacinação e o rastreio serológico anual dos animais integram o PCEDA (Plano de Controlo e Erradicação da doença de Aujeszky) estabelecido pelos Estados-membros para fazer face a este problema. Uma vez que a Câmara Municipal de Vinhais já apoia a sanidade efetuada em ruminantes, entendeu ser fundamental apoiar este programa, assumindo os custos do rastreio, que resulta num montante de 7500 Euros. A prevenção e o controlo desta doença ficam a cargo da ANCSUB (Associação Nacional de Suínos de Raça Bísara) e da OPP (Organização de Produtores Pecuários) de Vinhais.