Reunião com Produtores de Fumeiro e Suinicultores

2016/07/15

No passado dia 11 de julho, decorreu no Centro Cultural Solar dos Condes em Vinhais mais uma reunião com os Produtores de Fumeiro e Suinicultores locais, contando com 90 participantes.

Esta sessão de esclarecimentos teve como oradores o Dr. Silva Pereira com o tema “Novo Sistema da Indústria Responsável”, a Dra. Ágata Martins da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), com “Licenciamento da Atividade de Venda Direta, a Dra. Márcia Canado da Câmara Municipal de Vinhais, com “ PCEDA- Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujesky”, o Eng. Carlos Silva “Medidas de Apoio ao Investimento (LEADER) da PRORURIS “Medidas de Apoio ao Investimento (LEADER), e a Engenheira Carla Alves da Câmara Municipal de Vinhais que além de moderadora, foi também oradora, prestando esclarecimentos sobre o Licenciamento da Atividade Pecuária.

A sessão de abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, que fez referência à importância económica que estes setores têm no concelho, incentivando todos os participantes a aumentar as produções, sendo que contam com o apoio total da Autarquia, nomeadamente no que toca ao PCEDA, do escoamento dos produtos através das feiras e certames e do Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro. O Edil acrescentou ainda que o projeto de ampliação do matadouro que pretende levar a efeito, será mais um benefício para o setor. Estes temas são bastante importantes para estes setores de atividade, pois trata-se da legislação nova que se prende com o licenciamento de atividades de produção de fumeiro ou da pecuária.

A Dr.ª Márcia Canado aquando da sua intervenção frisou o facto de o concelho de Vinhais ser o único no país com apoio da Autarquia para o controlo e erradicação da doença de Aujesky.

Na sessão de encerramento, o Vice-Presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, deixou uma palavra de ânimo aos produtores, para que continuem o bom trabalho que têm desenvolvido no setor, contando sempre com o apoio da Autarquia.