Município de Vinhais assegura qualidade de vida infantil

2017/11/28
Na reunião de Câmara, realizada a 27 de novembro de 2017, foi proposto pelo Sr. Presidente, Luís Fernandes, a aquisição de vacinas contra a Meningite B para inoculação às crianças naturais e residentes do concelho de Vinhais.
Tendo em conta que a Neisseria meningitidis do grupo E (Meningite B) é uma doença infeciosa que deixa graves sequelas aos sobreviventes e que apresenta uma elevada taxa de morbilidade, torna-se urgente tomar medidas que protejam as pessoas, principalmente as crianças.
Assim, a Câmara Municipal de Vinhais dá um grande avanço para a melhoria da saúde pública do concelho, visto que, apenas um laboratório tem esta vacina disponível, não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde, que tem um custo, por cada dose, de 98,36 euros. A idade das crianças determina as doses necessárias para cada uma, assim podem ser 2, 3 ou 4, o que significa um grande alívio para o orçamento familiar dos vinhaenses.
Segundo a proposta do edil, as vacinas devem ser adquiridas nas farmácias do concelho e administradas no Centro de Saúde de Vinhais.
Uma vez que a proposta foi aprovada, Vinhais mostra-se assim, mais uma vez na linha da frente, no que diz respeito à melhoria da saúde pública.