XVI Encontro de Cantadores de Reis realizou-se em Vinhais

2018/01/08
O XVI Encontro de Cantadores de Reis saudou o novo ano e animou a tarde de ontem, 7 de janeiro de 2018, no Teatro Municipal do Centro Cultural de Vinhais.
Os doze grupos de Cantadores de Reis que passaram pelo palco, vindos de várias localidades do concelho de Vinhais, foram o Grupo de Cantares da Freguesia de Vilar de Ossos, Vinhais Solidária / Grupo APADI de Bragança, Coro da Escola Municipal de Música, Grupo de Cantares de Agrochão, Associação “Os Furagateiros de Passos de Lomba, Grupo de Cantares de Espinhoso, União de Freguesias de Nunes e Ousilhão, Grupo de Cantares de Penhas Juntas, Universidade Sénior de Vinhais, Associação Cultural e Recreativa de Santa Eulália de Santalha e Grupo Gaiteiros de Zido, Grupo de Cantares de Rebordelo e Grupo de Cantares de Vilar dos Peregrinos.
Os cerca de 300 cantadores abrilhantaram a tarde, preservando a tradição tanto a nível da recolha das músicas como na utilização dos trajes. No final das atuações, foi entregue pelo presidente da autarquia, Luís Fernandes, um diploma de participação e uma lembrança a cada grupo de participantes.
O Presidente da Câmara enalteceu este tipo de eventos culturais que permitem o intercâmbio cultural, reforçar os laços entre as comunidades locais e minimizar o isolamento social.