Mais de mil diabos andaram à solta em Vinhais

Img 3738 1 720 2500

Mais de mil diabos invadiram Vinhais, acompanhando uma morte de 7 metros de altura, numa procissão entre o Seminário e o Largo do Arrabalde, num cenário deslumbrante, com um espetáculo de fogo, som, pirotecnia, gaiteiros e uma enorme carga mística. A procissão iniciou-se ao cair da noite e os diabos, empunhando tochas, capturaram e enjaular, num carro de bois, as raparigas mais atrevidas que a partir de varandas e janelas os foram desafiando a Morte defendendo-se com água e cinza, prosseguindo até ao argo do Arrabalde onde foi revelado do Rosto da Morte.
A aposta da Câmara Municipal de Vinhais é grande, tornando este evento único no país, com o maior desfile de diabos do mundo.
O concelho de Vinhais abre e encerra as festas de inverno no Nordeste Transmontano, que começam na aldeia de Cidões e terminam com mil diabos à solta em Vinhais.