Vinhais vai ter Cartão Municipal Sénior

20 Março 2018
Porque em Vinhais a prioridade são as pessoas, o presidente do município, Luís Fernandes, apresentou ontem (19 de março de 2018) em reunião de Câmara, uma proposta que visa a criação do Cartão Municipal Sénior. Tendo em conta que se trata de uma faixa etária em que muitas vezes, vivem com grandes dificuldades económicas, torna-se urgente tomar medidas que apoiem estas pessoas e melhores as suas condições de vida. Assim, a autarquia de Vinhais reconhece estas necessidades no apoio aos idosos do Concelho e para tal, foi pensada a criação do Cartão Sénior, um documento capaz de conceder benefícios na utilização de bens e serviços públicos e privados.
Podem beneficiar do Cartão Sénior todos os cidadãos residentes pensionistas no Concelho de Vinhais, com idade igual ou superior a 65 anos, ou inferior, se estiver reformado por invalidez;
O Cartão Sénior é emitido pela Câmara Municipal de Vinhais a título gratuito e é um título pessoal e intransmissível, não podendo ser utilizado por terceiros, o que implicará a anulação imediata dos seus benefícios.
Os beneficiários deste cartão dispõem de vários tipos de descontos, como, nas taxas municipais, nos equipamentos desportivos, publicações do município, comparticipação de 50% na parte que cabe ao beneficiário na aquisição de medicamentos, comparticipação de 50% das consultas de especialidades, desde que não tenham resposta no Serviço Nacional de Saúde, ou tenham lista de espera superior a seis meses, redução de 50% no pagamento de consumo de água, entre outros.
O Cartão Sénior será extensível à sociedade civil mediante protocolos a celebrar com as entidades aderentes donde constem os produtos passíveis de desconto e respetivo valor.
Este foi aprovado por unanimidade e posteriormente terá de ser aprovado em Assembleia Municipal.