Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

RURAL CASTANEA - CONCURSOS

Concursos 1 720 2500
03 Novembro 2017
  • Concurso da Castanha

O objetivo principal é “promover e divulgar as actividades económicas, decorrentes da produção da castanha, fomentando a produção de castanhas de qualidade com utilização de variedades que melhor se adaptem à região e que mais se valorizem comercialmente.”
O concurso é aberto a todos os produtores de castanha do distrito de Bragança e realiza-se sábado, dia 11.

  • Concurso de Doçaria com Castanha

A Rural Castanea promove todos os anos um concurso de doçaria com castanha, onde todos podem participar, o que importa é mostrar criatividade e inovação.
A Castanha, pelas suas características, é um importante ingrediente utilizado, cada vez mais, na cozinha portuguesa, principalmente na doçaria.
De forma a valorizar cada vez mais este produto de excelência, será realizado um Concurso de Doçaria com Castanha, dia 11, pelas 16h00, com o objetivo de promover receitas locais, contribuindo para a comercialização deste produto ao longo do ano.
A castanha assume-se cada vez mais como um elemento da gastronomia, prova disso são pratos como: javali no pote com castanhas, lombo de porco no forno com castanhas, Vitela entrouxada com castanhas mas principalmente doces e sobremesas como: Tarte de castanha, Pudim de castanha, Bolo de castanha, Pastel de Nata de castanha, Bolo-rei de castanha estão a ganhar muito protagonismo no panorama da culinária portuguesa.

  • Concurso do Mel da Terra Fria Transmontana

Também no dia 11, vai decorrer o Concurso do Mel da Terra Fria Transmontana em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho e Agrupamento de Produtores de Mel do Parque. O objetivo principal do Concurso é dar a conhecer e premiar os méis da terra fria, que apresentam elevada qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação, junto dos consumidores.

  • Concurso Concelhio da Raça Preta de Montesinho

A raça que estava praticamente extinta tem agora livro genealógico, um programa de preservação/melhoramento e apoios aos criadores, desde que no Parque Biológico de Vinhais se investiu na preservação desta raça.
De forma a incentivar a proliferação desta espécie e premiar o bom trabalho dos criadores, criou-se, na última edição da RuralCastanea o Concurso Concelhio da Raça Preta de Montesinho. Irá realizar-se, no sábado, 11 de novembro, pelas 11h00.

Regulamentos e fichas de inscrição em: www.cm-vinhais.pt/p/ruralcastanea2017