Projeto Radar Social: Promove a Inclusão e Combate à Pobreza em Vinhais

12 Junho 2024

O Projeto Radar Social, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa estabelecer uma parceria e cooperação eficaz com a rede social e demais agentes interventivos, focando-se na identificação e referenciação das dificuldades relacionadas com a pobreza e exclusão social. Em Vinhais, o projeto teve início no mês de abril com uma equipa constituída por duas Técnicas Superiores, uma de Educação Social e outra de Serviço Social.

O envelhecimento populacional é um fenómeno amplamente observado em todo o país, mas é especialmente acentuado nas regiões rurais do interior, como no concelho de Vinhais. Fatores como o isolamento e a perda de autonomia contribuem significativamente para a diminuição da qualidade de vida social da população idosa. Assim, é essencial que estes fenómenos sejam acompanhados por recursos capazes de responder às necessidades apresentadas, promovendo o combate ao isolamento, pobreza e exclusão social entre a população mais vulnerável. Este contexto sublinha a importância do desenvolvimento do Projeto Radar Social.

A candidatura do Município de Vinhais foi aprovada, resultando num financiamento de 169.302,59€, com uma duração prevista de 27 meses. O projeto será executado em duas fases principais. A primeira fase envolve a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social e o levantamento de recursos a nível regional e local, visando potenciar a eficiência das respostas e promover a articulação entre os atores sociais envolvidos. Na segunda fase, destaca-se a georreferenciação social, que visa identificar indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Posteriormente, estas pessoas serão encaminhadas para as respostas locais ou regionais previamente identificadas.

Com esta abordagem integrada e colaborativa, o Projeto Radar Social pretende não apenas identificar as dificuldades existentes, mas também proporcionar soluções eficazes, fortalecendo a coesão social e melhorando a qualidade de vida das populações mais vulneráveis de Vinhais.

A Câmara Municipal de Vinhais demonstra assim, um compromisso exemplar com o bem-estar da sua comunidade através do Projeto Radar Social. Ao garantir a aprovação da candidatura e assegurar um financiamento significativo de 169.302,59€, a Câmara Municipal evidencia a sua dedicação em abordar os desafios da pobreza e exclusão social de forma proativa e eficaz. A liderança e iniciativa da autarquia são fundamentais para o sucesso deste projeto, que identifica as necessidades da população mais vulnerável, mas também implementa soluções inovadoras e sustentáveis, promovendo um impacto positivo e duradouro na qualidade de vida dos seus cidadãos.