- Início
- Viver em Vinhais
- Espaço Informativo
- Notícias
- Moimenta assina compromisso “Aldeias de Portugal”
Moimenta assina compromisso “Aldeias de Portugal”
Moimenta assina compromisso “Aldeias de Portugal”
Moimenta é a representante do concelho de Vinhais no projeto “Aldeias de Portugal”, classificação alcançada no mês de abril deste ano, e que tem a duração de 4 anos.
A assinatura da Carta de Compromisso de Adesão à Rede “Aldeias de Portugal” aconteceu ontem, dia 12 de Novembro, num espaço emblemático como é o Museu do Contrabando, situado na Moimenta.
Nesta cerimónia simbólica marcaram presença Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais e José Romeu Diegues, presidente da União de Freguesias de Moimenta e Montouto, em representação da aldeia da Moimenta, Cláudia Miranda a representar a ATA (Associação de Turismo da Aldeia), Luísa Pires, a representar a CORANE, e esteve também Sandra Sarmento Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte / Vogal do CD do ICNF, a convite do presidente da autarquia.
“Aldeias de Portugal” são uma marca e um selo de desenvolvimento local cujo objetivo é o de divulgar o que as aldeias têm de mais genuíno.
A assinatura da carta de compromisso é apenas o primeiro passo para mostrar o que de bom existe na Moimenta, a população e as forças vivas locais estão a comprometer-se a não deixar morrer as tradições. Trata-se de celebrar o património natural e cultural. É um projeto inovador, empreendedor, dinamizador que pretende promover o desenvolvimento da aldeia, a fixação de pessoas e a sustentabilidade do território.
Com esta distinção, a aldeia da Moimenta passa a ser ainda mais conhecida num contexto turístico, o que no futuro irá trazer muitas vantagens nomeadamente nos quadros comunitários de apoio, seja da CORANE ou de outras instituições, de forma a trazer novos apoios a esta aldeia.
O edil destacou o empenho de todas as pessoas que ajudaram e permitiram que a Moimenta tivesse este importante destaque, realçando que é um reconhecimento justo e merecido, por tudo aquilo que esta aldeia representa e que dará outra projeção turística ao concelho de Vinhais.