- Início
- Viver em Vinhais
- Espaço Informativo
- Notícias
- Uma Jornada Medieval em Vinhais: Os Dias Templários
Uma Jornada Medieval em Vinhais: Os Dias Templários
O Centro Histórico de Vinhais foi palco dos "Dias Templários", um evento cultural promovido pela OPCTJ - Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, com Thomar Honoris e Next Solution, e com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, que transportou os visitantes para o fascinante mundo dos monges guerreiros.
Durante o dia 24 de agosto de 2024, os participantes puderam assistir, participar e vivenciar a história e a cultura dos templários através de uma série de atividades interativas e espetáculos que recriaram a atmosfera da Idade Média.
A iniciativa, aberta à comunidade e aos visitantes, incluiu recriações históricas, como esgrima, arco e besta, artes e ofícios, danças e músicas medievais, falcoaria, performances de gaiteiros e caretos do concelho, além de artesãos de máscaras, mantas e cestas a trabalhar ao vivo. Houve também pontos de venda de fumeiro e demais produtos regionais. Além dessas experiências, os visitantes assistiram a um momento de debate em ambiente de acampamento militar templário, com vários convidados, onde foram abordadas tradições e produtos locais sob uma perspetiva histórica, etnográfica, museológica, patrimonial, turística e de sustentabilidade. Foi uma oportunidade de viajar na história, refletindo sobre o presente e o futuro.
Do programa, destacou-se o lançamento do livro “Os judeus em Trás-os-Montes: 300 anos a resistir à Inquisição e 500 à assimilação – O caso de Rebordelo-Vinhais”, de Jorge J. Alves Ferreira, que ocorreu pelas 15h30, nos Antigos Paços do Concelho/Cadeia. Este livro, fruto de uma extensa pesquisa, abordou a história da comunidade judaica em Trás-os-Montes, com um foco especial na resistência e resiliência dos judeus de Rebordelo, em Vinhais.
Em seguida, Roberto Afonso, autor e investigador, explorou a história e os mitos associados aos druidas, monges e cavaleiros na região, partilhando a sua perspetiva sobre as influências culturais e religiosas que moldaram a identidade local, com destaque para o caso de Cidões, que abre as Festas de Inverno no concelho.
Pelas 17h00, decorreu uma Visita Comentada à Exposição "Diabruras da Arte Popular", no Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho (Casa da Vila). Trata-se de uma coleção de figurado da arte popular, nomeadamente diabos, pertencentes a Roberto Afonso, que estará patente ao público até 15 de março de 2025.
A noite culminou com um concerto ao ar livre, pelas 21h30, onde o grupo Ambria Ardena encantou o público com uma viagem musical pelo cancioneiro tradicional transmontano.
Os "Dias Templários em Vinhais" foram uma oportunidade única para mergulhar na história e cultura de uma época distante, em pleno coração de Trás-os-Montes.
Fim-de-semana Gastronómico: Cuscos de Vinhais
Para quem desejou prolongar a experiência, nos dias 24 e 25 de agosto decorreu o Fim de Semana Gastronómico dos Cuscos, nos restaurantes aderentes de Vinhais, onde foi possível saborear esta ímpar iguaria regional.
Trata-se de um produto feito à base de farinha de trigo barbela, água e sal.
Os grãos são arredondados, mas não homogéneos. Numa amostra de cuscos de Vinhais encontramos grãos soltos e grãos em pequenos aglomerados conferindo ao produto um aspeto granitado.
Esta iniciativa que decorreu com muito sucesso teve como objetivo a promoção da gastronomia vinhaense, com destaque para os Cuscos, pois é um produto que merece ser distinguido pela qualidade que tem, sendo considerado um trunfo na cozinha tradicional, mas estando já a ser adaptado à cozinha moderna.
Para que o programa fosse perfeito, ao consumir nos restaurantes aderentes um prato com cusco de Vinhais, o cliente recebia um Voucher/Oferta de entrada na área de visitação do Parque Biológico de Vinhais, válido até 31 de agosto de 2024.
Os Restaurantes aderentes foram: Restaurante Paulu's, Tasca do Meio, Sr. Tapas Vasco da Gama, O Silva e o Cozinha Velha.