Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município reforça Segurança com Ações de Sensibilização nas Aldeias do concelho

1_1
1_2
1_3
1_4
1_5
1_6
1_7
1_8
1_9
1_10
1_11
2025/02/12

Aldeias Seguras, Pessoas Seguras: Município de Vinhais reforça Segurança com Ações de Sensibilização nas Aldeias do concelho.

A Proteção Civil de Vinhais, em parceria com diversas entidades, dará início a um conjunto de ações de sensibilização e simulacros no âmbito do programa "Aldeias Seguras, Pessoas Seguras". As ações têm como principal objetivo sensibilizar a população para os riscos associados a incêndios rurais e treinar os procedimentos de evacuação e autoproteção em caso de emergência. Durante os simulacros, serão testados os planos de evacuação das aldeias, com a participação ativa dos moradores, que terão a oportunidade de praticar as medidas de segurança recomendadas.

As sessões decorrerão em várias aldeias do concelho, sempre às 14h00, com o primeiro encontro agendado para o dia 15 de fevereiro na aldeia de Cabeça de Igreja. O calendário seguirá com ações em Ferreiros (22 fevereiro), Pinheiro Novo (1 março), Frades de Lomba (15 março), Melhe (29 março), Negreda (5 abril), Soeira (12 abril), Penso (3 maio), Candedo (10 maio) e Moás (24 maio).

As atividades contarão com a presença de técnicos especializados que irão orientar a população sobre medidas preventivas, planos de evacuação e formas de atuação em caso de incêndios florestais, inundações e outras emergências. Além disso, serão realizados simulacros para testar a eficácia dos planos de respostas locais.

O programa "Aldeias Seguras, Pessoas Seguras" é uma iniciativa nacional que visa aumentar a resiliência das comunidades face a incêndios rurais, promovendo a autoproteção e a prevenção. Através de ações de sensibilização, treinos e simulacros, o programa procura capacitar as populações para reagirem de forma adequada em situações de emergência, reduzindo assim os riscos para pessoas e bens.

Esta iniciativa é organizada pela Proteção Civil de Vinhais, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelas Juntas ou Uniões de Freguesia das aldeias envolvidas. Cont

A participação da comunidade é fulcral para o sucesso destas ações, garantindo maior segurança e preparação para eventuais situações de risco. Neste sentido, a Proteção Civil reforça o convite a todos os habitantes das aldeias abrangidas para comparecerem e contribuírem para um território mais seguro e resiliente. Assim, os interessados em participar nas ações de sensibilização e simulacros devem comparecer nos locais e horários indicados.

a ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vinhais, Cruz Vermelha – Delegação de Vinhais e Cáritas.