- Início
- Viver em Vinhais
- Espaço Informativo
- Notícias
- Apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos – Vol. I e II” de António Tiza e Estreia do Documentário “Shamhain – Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões”
Apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos – Vol. I e II” de António Tiza e Estreia do Documentário “Shamhain – Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões”
O Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais foi o local escolhido para a apresentação do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos – Vol. I e II” de António Tiza e a estreia do documentário “Shamhain – Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões” realizado por Manuel Gardete e António Tiza.
A apresentação dos volumes I e II do livro “Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos” ficou a cargo de Luís Castanheira que elogiou o conhecimento e o rigor com que o autor descreveu as tradições do concelho de Vinhais, numa linguagem científica e, ao mesmo tempo, acessível a todos os públicos.
“Inverno Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos” divide-se em dois volumes. O primeiro faz o estudo dos ritos festivos, do Nordeste Transmontano, que se inicia em novembro terminando no início da primavera. O segundo diz respeito à forma como estas tradições continuaram ao longo do tempo, algumas retomadas outras renascidas, como é que se adaptaram às novas tecnologias de comunicação, da revitalização das celebrações perdidas e a relação destas com o turismo.
Depois da apresentação do livro de António Tiza, seguiu-se a estreia do documentário “Shamhain – Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões” realizado por Manuel Gardete e António Tiza.
Shamhain é uma festa tradicional de origem Celta que comemorava a passagem do ano daquele povo, marcava o início do inverno, uma das duas estações do ano Celta. O Shamhain representa todas as festividades ligadas ao Halloween e do Dia de Todos os Santos.
O documentário representa a evolução e preservação ao longo do tempo da Festa da Cabra e do Canhoto, realizada anualmente a 31 de outubro, em Cidões, no concelho de Vinhais.