- Início
- Viver em Vinhais
- Espaço Informativo
- Notícias
- Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do PNM
Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do PNM
Decorreu hoje, dia 12 de abril, pelas 15h00, no Centro Cultural de Vinhais, a Sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural de Montesinho. Esteve presente o presidente da Cm Vinhais, Luís Fernandes; da CM Bragança e Presidente da Comissão de Cogestão do PNM, Hernâni Dias, Hernâni Dias; Jorge Dias, em representação da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento; e a Técnica do Modelo de Cogestão do PNM, Márcia Moreno.
Luís Fernandes, na sessão de abertura frisou a disponibilidade em aceitar este modelo de cogestão, assim como também as Juntas de Freguesias inseridas no PNM deveriam fazer parte deste processo. Este desafio de cogestão deve ter a possibilidade da tomada de decisão por parte dos autarcas que integram este território e deve ter como missão a ajuda das populações, entendendo quais as suas reais dificuldades e as oportunidades. Referiu ainda, a necessidade da alteração do plano de ordenamento do PNM, para que possa contribuir para o desenvolvimento das atividades locais, numa perspetiva de promoção ambiental, económica e social.
Nesta sessão foi apresentada a Comissão de Cogestão, o Conselho Estratégico (CE), a sua missão, visão, as Dinâmicas das áreas protegidas, objetivos e modelos de cogestão aplicado nesta área protegida.
Esta Comissão de Cogestão do PNM é um órgão próprio do modelo de cogestão, que funciona junto da área protegida, com funções de natureza operativa.
Comissão é constituída e integra os representantes das seguintes entidades:
a) O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausências, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais;
b) O Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo Chefe de Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Norte;
c) Um representante do Instituto Politécnico de Bragança;
d) Um representante de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas, designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente; e)
Um Representante da AZIMUTE — Associação de Desporto de Aventura, Juventude e Ambiente;
f) Um representante da ARBOREA — Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana;
g) Um representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.