Vinhais abriu hoje o segundoAlbergue de Peregrinos

11 Maio 2024

No concelho de Vinhais, a partir de hoje, 11 de maio de 2024, os peregrinos têm à disposição não apenas um, mas dois albergues. Além do já existente na vila, inaugurado há um ano, agora também contam com outro na aldeia de Sandim, freguesia de Edral.

A rota conhecida como Via da Prata é o nome atribuído ao caminho de Santiago que atravessa Vinhais. Este caminho ancestral remonta aos tempos do comércio romano, conectando o Sul ao Norte de Espanha, desde Guijón (Sevilha) até Astorga. O Caminho Português da Via da Prata, variante Transmontana dos Caminhos de Santiago, representa uma alternativa à travessia pela Sanábria.

O programa de inauguração incluiu várias atividades, como a Caminhada Vinhais - Candedo - Sandim e a cerimónia de abertura do novo Albergue, que contou com a presença de Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, José Carlos Taveira, Presidente da Assembleia Municipal, e João Vila, Presidente da Junta de Freguesia de Edral, na presença de vários peregrinos e várias entidades civis, militares e religiosas. Durante a sessão, foram homenageados António Vicente Morais, um peregrino experiente nos caminhos de Santiago, que inspira muitos outros com seu exemplo, e José Alberto Vaz Carreto, pelo seu trabalho incansável na divulgação e promoção dos Caminhos de Santiago na região.

O dia não se limitou às cerimónias oficiais, houve um almoço convívio que proporcionou momentos de partilha entre os presentes. Além disso, foi apresentado o livro "Descanse em paz, pai ou o segredo da finisterra", de José Vaz Carreto, enriquecendo ainda mais o evento com cultura e reflexão.

Um investimento significativo foi realizado no Projeto de Valorização do Caminho Português da Via da Prata, com um montante total de 365.958,04€. Este projeto recebeu um financiamento de 90% por parte do Turismo de Portugal, através da “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”. A candidatura foi liderada pelos Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, sendo que para Vinhais foram alocados 138 mil euros. Este montante foi utilizado na construção, mobiliário e equipamento dos dois albergues, bem como na aquisição, marcação e colocação de sinalética específica. Além disso, foi destinado ao acondicionamento do piso da parte do caminho dentro do concelho, à produção de conteúdos informativos e promocionais, entre outras iniciativas.