- Início
- Viver em Vinhais
- Espaço Informativo
- Notícias
- Notícias mais Antigas
- Município de Vinhais financia curso de Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS)
Município de Vinhais financia curso de Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS)
05 Janeiro 2017
Vinhais, um Concelho do Nordeste transmontano, com uma das maiores áreas a nível nacional e com um Hospital que dista a 30 km, necessita de meios de socorro de excelência. Assim, autarquia financiou quase na totalidade um curso de tripulantes de ambulância de socorro a seis elementos do corpo de bombeiros do Comando de Vinhais. O Curso tem a duração de 210 horas e será ministrado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vinhais.
Na cerimónia formal de abertura, que aconteceu ontem, dia 4 de janeiro, estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara e responsável pela Proteção Civil, luís Fernandes, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, José Marques, o Adjunto Carlos Ferreira.
Luís Fernandes, diz que “a CMV financia este curso por uma razão muito simples, a de ajudar a população, para que seja prestado o melhor socorro quando necessário. A Autarquia apoia com todo o gosto esta iniciativa em conjunto com os bombeiros porque entendemos que é de grande utilidade para os nossos munícipes.” O autarca aproveitou ainda para deixar palavras de agradecimento aos bombeiros por todo o serviço que prestam à população, uma vez que a maioria são bombeiros voluntários.
O coordenador do curso explica que: “ é uma formação que permite também a aquisição de conhecimentos em variadas áreas, reanimação com suporte básico de vida e desfibrilhação automática, suporte básico de vida pediátrico, emergências médicas, traumatológicas, obstétricas, uma panóplia de conteúdos pedagógicos que vão ser ministrados a estes formandos que lhes permite ter a carteira de Tripulante de ambulância de socorro e assim prestar um melhor socorro à população que servem, neste caso aos vinhaenses.”
Nas palavras do Comandante José Marques: “O Município fez um esforço significativo para que fosse disponibilizada esta formação em Vinhais uma vez que, estes cursos só eram possíveis no litoral, sendo aqui em Vinhais, evitam-se mais gastos com alojamento e alimentação.